terça-feira, 11 de novembro de 2008

Espiritismo como filosofia

Já me perguntaram se eu acredito no espiritismo, se tenho até um blog sobre o assunto, que me fascina tanto, porque me auto-denomino agnóstica. Sou agnóstica porque não sigo e não pratico religião alguma.

Sou uma estudiosa e uma admiradora da religião espírita, cujos ensinamentos procuro assimilar e aplicar à minha vida. Creio piamente em tudo o que a filosofia espírita prega. Mas não freqüento centro espírita, não desenvolvo mediunidade, não recebo passes.

Sei que os católicos costumam dividir-se a si mesmos em duas categorias: praticantes e não-praticantes. Eu mesma quando católica, fui primeiro praticante e depois não-praticante. Mas hoje em dia não acredito nisso. Para que eu me auto-denominasse "espírita", teria que participar de tudo, freqüentar e ainda doutrinar tantas pessoas quantas eu conseguisse. Assim é meu modo de ver o "seguir uma religião".

Creio em Deus e acredito na filosofia espírita, mas o que faz de mim uma agnóstica é que vejo o espiritismo como uma filosofia de vida, que nos leva ao crescimento e nos explica os motivos para nossa estada aqui nessa vida. Para mim a doutrina espírita é muito mais que uma religião. Não preciso dizer-me espírita para seguir todos os preceitos do espiritismo, nem para acreditar neles ou mesmo disseminá-los, através do blog ou pessoalmente. Mas me reservo o direito de, como não-praticante, não me considerar "espírita".

Como não aceitaria qualquer outra religião, e como por definição agnóstico é todo aquele que crê em Deus mas não segue nenhuma religião sou, portanto, agnóstica.


assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

2 comentários:

  1. Amiga,
    fui criada em colégios de freiras,já li muitos livros espíritas...mas hoje sou agnóstica.
    Amei o blog!
    Andei dando umas lidas e me fez bem.
    Bjsss...milll...

    ResponderExcluir
  2. O mesmo aconteceu comigo. Coincidência? Leia no blog Agnóstica
    Apareça sempre e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário, apareça sempre e se gostou, recomende o blog! Vamos difundir a doutrina espírita!

Ratings by outbrain

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails