segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Aniversário do blog


Hoje o blog está completando um ano de idade. Nem parece, a impressão que tenho é de que foi ontem que comecei a escrever aqui. De lá para cá tenho tentado imprimir ao blog algumas características, que aos poucos vão se delineando em minha cabeça.

Um dos objetivos do blog é o de difundir a filosofia espírita, postando os ensinamentos e também testemunhos e depoimentos meus e de outras pessoas que em algum momento viram suas vidas e seus destinos influenciados por forças de outro mundo.

As pessoas materialistas, para quem a matéria é a única realidade plausível sempre questionam o que coloco aqui, mas devo lembrar que aquilo em que acreditamos é muito pessoal e não adianta questionar a fé alheia, mesmo porque a fé é sentida e não racionalizada.

Não há como explicar porque acreditamos em algumas coisas e em outras não. Acreditamos no que sentimos que é verdadeiro, sem necessidade de justificativas lógicas e irrefutáveis. E é justamente esse o mérito da fé, o fato de ser instintivo e nascer de dentro de nossos corações e não de nosso cérebro.

Espero contar por mais esse ano com a visita dos leitores que durante esses 365 dias de existência do blog têm prestigiado e comentado, me incentivando para que eu continue com esse local de discussão e disseminação da filosofia espírita. De minha parte garanto que vou me esforçar cada vez mais para aprender com os erros e chegar o mais próximo possível daquilo que todos esperam encontrar por aqui.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Os pequenos milagres que a gente não vê


Ainda ontem publiquei um comentário na postagem "Você acredita em milagre?" e mesmo depois de respondê-la permaneci pensando no assunto. Conforme disse em minha resposta ao comentário, quem acredita não precisa de provas nem questiona muito, mesmo porque a única pessoa que poderia explicar o porquê de um milagre provavelmente não irá nos responder de imediato.

E digo que não irá responder de imediato porque as respostas sempre vêem e presenciamos pequenos milagres diariamente, sem mesmo nos dar conta disso. Costumamos chamar a esses pequenos milagres 'coincidências' porque a palavra teoricamente explica tudo. Mas se formos analisar a fundo as probabilidades das tais 'coincidências' acontecerem - e elas sempre acontecem em cadeia, mostrando que há um Ser Inteligente fazendo com que aconteçam para atingir um determinado resultado - veremos que a probabilidade matemática de elas terem acontecido da maneira que aconteceram ficam reduzidas a praticamente zero.

Quando alguém que nunca perdeu a hora acorda tarde justamente no dia em que vai pegar um avião, depois se demora porque não encontra alguma coisa (justo ele, tão organizado) e a seguir fica preso no trânsito num local onde normalmente não há engarrafamentos, e ao fim de tudo perde o avião, devemos supor que tudo conspirou para que ele não entrasse de forma alguma naquele voo. E se esse avião cai logo depois de decolar e morrem todos os passageiros, isso nos leva a crer que o fato de 'alguém' ter impedido de todas as formas que ele entrasse no avião foi tramado para que ele não morresse.

Por quê? Essa é uma pergunta difícil. Porque não era sua hora. Porque ele ainda não tinha cumprido sua missão. Porque para o bem dele e de outros seria melhor que permanecesse por aqui mais um tempo. Ou talvez mais adiante essa resposta fique clara.

Uma amiga contou-me que certa vez tinha que levar um filho pequeno ao médico mas que não encontrava a chave do carro de jeito nenhum. Procurou por toda a casa e a chave (que sempre ficava no mesmo lugar) não estava lá de forma alguma. Já com o bebê na cadeirinha sentiu que tinha que tomar uma providência ou perderia a consulta, decidiu ir de táxi.

À noite, assim que seu marido chegou reclamou com ele que, mesmo sabendo que ela teria que usar o carro, não deixara a chave no local de sempre e contou-lhe o que havia acontecido. Seu marido estranhou e foi até o lugar onde a chave costumava ficar pendurada, e qual não foi a surpresa dos dois vendo-a exatamente no mesmo lugar de sempre.

- Mas não é possível, procurei a chave pela casa toda, como ela poderia estar aí?

Não encontraram a explicação até o dia seguinte, quando o marido foi sair para o trabalho com o carro. Assim que ele girou a chave houve um problema elétrico e imediatamente o motor do carro começou a incendiar-se. Em poucos minutos a fumaça havia invadido todo o carro, mas o marido de minha amiga conseguiu pegar o extintor de incêndio e em poucos minutos apagou as chamas.

Estava explicado o motivo do sumiço da chave no dia anterior, porque se isso tivesse acontecido com minha amiga, ela que não sabia usar o extintor dificilmente teria a presença de espírito (ou tempo) de tirar o bebê que estaria no banco de trás preso à cadeirinha, antes que o fogo tomasse conta de tudo.

Os pequenos milagres acontecem conosco diariamente e os taxamos de 'coincidências' para não pensar no fato de que em algum lugar existe ALGUÉM cuidando de nós. Não estamos sós, de forma nenhuma.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A linha saco

Dizem, lá pelos lados das Minas Gerais, que quem inventou a moda linha saco foi Chico Xavier. Vocês conhecem a história? Não? Então vamos a ela.

Sua maravilhosa madrinha Rita afirmava que o menino Chico tinha parte com o diabo. Graças a esse argumento, ela o espancava diariamente. E o pior é que tudo era sob a anuência do padre de Pedro Leopoldo. Em verdade, era uma satisfação pueril para a vizinhança do lugarejo. Todavia, isso não o impedia de continuar sozinho vendo os espíritos. E falava sozinho com tanta freqüência junto das bananeiras do fundo da casa, que o vigário da cidade, tomando conhecimento do fato, passou a dar-lhe conselhos e penitências. E que penitências!...

(Continue lendo em Democrata online - A linha saco)

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

domingo, 18 de janeiro de 2009

Casas André Luiz - 60 anos

Casas André Luiz comemora 60 anos - Dia 31 de Janeiro.
Apresentação da Orquestra Baccarelli, Palestra com Divaldo Pereira Franco.
A partir das 18h no Expo Center Norte (Pavilhão Vermelho, que fica na rua José Bernardo Pinto,333 - vila Guilherme - São Paulo.

www.nossolar.org.br

www.casasandreluiz.org.br

www.radioboanova.com.br

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

sábado, 17 de janeiro de 2009

Allan Kardec - filme

Assista o vídeo e depois tire suas conclusões.



assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Allan Kardec - biografia

Estudo analítico sobre vida e obra de Allan Kardec, vale a pena conhecer. Visite o site Allan Kardec.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Cléo Pires antes e depois do espiritismo


Carioca, filha de Fábio Jr. e Glória Pires, Cleo conta que já foi muito consumista, gastava demais e comprava o que não precisava. Depois se converteu ao espiritismo e começou a praticar ioga, voltando-se mais para o presente. Aí acabou a vontade de comprar tudo o que via, agora compra só o que precisa.

Leia mais em O Globo - Cultura - Cleo Pires: 'Decidi que queria me transformar numa deusa'

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Saravá, umbanda!

Aluízio Maia - Loló
Ex presidente da Associação Umbandista de Montes Claros do Terreiro de Umbanda Pai Francisco de Moçambique

Deus, Umbanda e a Natureza

Eu vejo Deus dormindo na pedra;

Eu vejo Deus no instinto das plantas;

Eu vejo Deus na inteligência primária dos animais;

Eu vejo Deus nos homens quando se faz a caridade, filha dileta do amor;

Eu vejo Deus na angelitude dos anjos;

Deus é a inteligência, a bondade absoluta, causa primária de tudo e todas as coisas existentes no universo. Tudo aquilo que não foi feito pelo homem foi feito por Deus. Ele existe sim, meus amigos, e não devemos nunca esquecer:

As religões são dos homens, mas o cristianismo vem do Nosso Senhor Jesus Cristo.

A finalidade do evangelho de Jesus é transformar o homem, é aproximá-lo de Deus, é nos ensinar a amar ao próximo como a nós mesmos, e respeitar as outras religiões. Fora disso é fanatismo puro.

Continue lendo em O Norte de Minas - Saravá, umbanda!

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Confraternização Regional Espírita

No período do carnaval de 2009 será realizada, desta vez em Barretos, a 27ª edição da CONRESPI (Confraternização Regional Espírita). Durante quatro dias os participantes se reúnem para estudo e confraternização com música e arte. São esperadas 300 pessoas das cidades que compõem as macro-regiões de Ribeirão Preto, São Carlos e Araraquara.

Continue lendo no Jornal de Barretos - Espíritas de Barretos preparam encontro

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Espiritismo ajuda corintiano

Foram seis meses se recuperando de lesão, poucos minutos em um jogo da Série B e mais dois meses só de treino. O ano de 2008 não foi fácil para Bruno Octávio. De titular de Mano Menezes a integrante do departamento médico, o volante recorreu à família, ao espiritismo e contou com o novo "design" do centro de reabilitação alvinegro para se recuperar.

Apesar do tempo parado, o volante de 23 anos segue prestigiado com o treinador. Tanto que foi mantido no elenco para esta temporada, enquanto jogadores que atuaram mais no ano passado, como Carlos Alberto e Nilton, saíram dos planos do clube para este momento.

Mas nem por isso os últimos meses foram de alegria para Bruno Octávio. A lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, sofrida no dia 2 de março do ano passado, diante do Palmeiras, atrapalhou sua trajetória. Para encarar o longo período de recuperação, precisou de diferentes formas de auxílio.

"Como sou kardecista, lia muitos livros de espiritismo. O que mais me marcou foi o 'Guardião da meia-noite' [de Rubens Saraceni], que fala de situações de dificuldade e de como superá-las. Ainda não encontrei nenhum que fale de lesão no joelho [risos], mas esse daí tem bastante de auto-ajuda", conta.

Continue lendo em UOL Esportes - Futebol - Espiritismo e DM envidraçado ajudam corintiano em retorno)

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

domingo, 11 de janeiro de 2009

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Centro Espírita interditado

A Secretaria Estadual de Saúde determinou a interdição total do Centro Espírita Amor e Verdade, que atende idosos em Barra do Piraí, no centro- sul do Rio de Janeiro. A resolução do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes foi publicada dia 31 de dezembro no Diário Oficial do Estado.

A interdição foi determinada após inspeção realizada na unidade pelo Setor Técnico da Divisão de Vigilância e Fiscalização de Serviço de Saúde, da Coordenação de Vigilância Sanitária da Secretaria.

Foi constatado que o estabelecimento cometeu várias infrações sanitárias, o que levou à interdição por interesse sanitário.

Pela resolução, o Centro Espírita terá que elaborar plano de remoção dos pacientes internados no local. A direção da unidade tem 48 horas para apresentar o plano.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Razão e religião

No ano que se inicia, comemora-se o centenário da morte do cientista e médico Cesare Lombroso, fundador da Antropologia Criminal. Lombroso foi, ao lado de Garófalo e Ferri, um dos epígonos da Escola Penal Positiva italiana, cujas ideias foram fruto do desenvolvimento das ciências naturais e da confiança nos métodos empírico-explicativos.

A explicação causal do crime nasce com Lombroso a partir de estudos da morfologia de diversos condenados e internados, observando dados físicos dos quais retira consequências acerca do desenvolvimento mental. Sinais exteriores como queixo prognata, testa curta, orelhas de abano são características correspondentes a tendências delituosas. Dessa maneira, há um criminoso nato cuja origem está no atavismo, na herança da idade selvagem. O delito é fruto inexorável desse homem incorrigível, em razão da não-evolução de aspectos físicos e psíquicos. Assim, Lombroso negava o livre-arbítrio por acreditar na determinação absoluta da prática delituosa por fatores antropológicos.

Além de O Homem Delinquente, escreveu Lombroso A Mulher Delinquente, estudo no qual afirmava, após exame das características da mulher como as físicas, a capacidade craniana, o esqueleto, o peso e estatura, a inteligência e a moralidade, que esta possui fundamentalmente caracteres que a aproximam do selvagem e da criança.

Lombroso, contudo, mais tarde, sob influência de Ferri deu relevo aos aspectos ambientais na produção do fato delituoso, além de concluir, no final da vida, em consequência de sua adesão ao espiritismo, que dentre os criminosos poucos poderiam ser considerados como natos.

Curiosa é a caminhada do cientista, aferrado à análise dos fatos e à comprovação de suas causas, em direção ao espiritismo. Lombroso não foi fulminado pelo milagre da graça ou conduzido por uma revelação entusiasmante de Deus e das verdades escatológicas, mas chegou à religião, como se verá, por força dos fatos dos quais se declara escravo.

(Continue lendo em Estadão - Razão e Religião)

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A lição da Dona Coca

Um artigo magnífico, para emocionar e fazer pensar, que encontrei num dos blogs que visito sempre:

Sempre por esta época, compramos algumas coisas e levamos até uma família muito pobre. Faz alguns anos que este ato se repete. São pessoas que moram em um casebre, ao lado de uma estrada de chão, sete filhos e um casal. Não sei o que fazem, se fazem, e apenas este ano descobri o nome da mulher: Coca. (Continue lendo em Cinema e bobagens - A lição da Dona Coca)

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Divaldo Franco



Site oficial do médium, orador e educador Divaldo Franco, sua biografia, obra, contato, seus livros.

Veja tudo no Site Oficial Divaldo Franco.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

domingo, 4 de janeiro de 2009

Allan Kardec



Saiba tudo sobre Allan Kardec, sua vida e sua obra em Espiritismo - Saiba tudo sobre Allan Kardec.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

sábado, 3 de janeiro de 2009

Guia do Espiritismo na internet

Guia completo com sites sobre a Doutrina espírita. Consulte em Espiritismo - Informações gerais.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O que é o espiritismo?


Muito esclarecedor e interessante o artigo, pode ser lido diretamente do site ou pode-se fazer o download. Leia em O que é o espiritismo?

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ano Novo


Desejo a todos os leitores e visitantes do blog um FELIZ ANO NOVO!

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato

Ratings by outbrain

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails